Câmara M. D.R.P
  • A+
  • Aa

Data de publicação 05/02/2022.

Erro ao carregar imagem

Fevereiro: um mês, duas causas.

As campanhas coloridas lembram sobre a importância do cuidado integral com a saúde. O mês de fevereiro tem duas cores, duas causas.

Fevereiro laranja: prevenção à leucemia

Fevereiro roxo:  prevenção à fibromialgia. 

O Fevereiro Laranja é uma campanha que visa conscientizar sobre o combate à leucemia e a doação de medula óssea.

A leucemia é uma doença maligna nos glóbulos brancos (células do sangue) e tem como principal característica, o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro primários são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica (CLL).

Em alguns casos, o tratamento da doença requer o transplante de medula óssea. Segundo dados do INCA, a estimativa foi de 10.810 casos em 2020.

O Fevereiro Roxo é uma campanha de conscientização sobre a fibromialgia, não se trata de uma doença maligna (câncer), e sim uma doença reumatológica. O objetivo é alertar sobre os sintomas da doença de forma a estimular a procura por auxílio médico em fases mais precoces para permitir que o tratamento seja logo instituído quando necessário.

A fibromialgia causa dor crônica e generalizada pelo corpo, mas em que não há processo inflamatório ou alteração do sistema imunológico. Está associada a fatores psíquicos e emocionais.

Ao longo mês de fevereiro, vamos trazer conteúdos e informações para conscientização e prevenção sobre essas duas patologias. 

Apoie-nos nessas causas, acompanhe nossas redes sociais e compartilhe nossos conteúdos. Informação salva vidas!

Oncocenter, dedicada a você!

Fontes: INCA (Instituto Nacional de Câncer) SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia)


Outras Notícias

Aviso de contratação 010/2024

Aviso de contratação 009/2024

Produção e gerenciamento de imagem, audio e video mapping...

Aviso de Dispensa 005/2024

Aviso de Dispensa 006/2024