Data de publicação 08/03/2023.
O dia 8 de março é celebrado como o Dia Internacional da Mulher em mais de 100 países. Essa data tem origem nas lutas das mulheres operárias por melhores condições de trabalho e de vida no início do século 20. Uma das principais manifestações que marcaram essa história foi a greve das trabalhadoras russas em 1917, que exigiam pão e paz em meio à fome e à guerra. Esse protesto foi um dos estopins da Revolução Russa e contribuiu para a conquista de direitos políticos e sociais pelas mulheres naquele país.
O Dia Internacional da Mulher foi reconhecido oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, como uma forma de lembrar as conquistas femininas e reforçar a luta por igualdade de gênero. A data também é uma oportunidade para homenagear as mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade nas mais diversas áreas: ciência, arte, educação, saúde, política, cultura, etc.
Hoje em dia, o Dia Internacional da Mulher ainda é necessário para denunciar as desigualdades e violências que afetam as mulheres no mundo todo. Segundo dados da ONU Mulheres, as mulheres ganham 23% menos do que os homens; ocupam apenas 24% dos cargos parlamentares; sofrem 35% mais violência doméstica do que os homens; e representam 70% das vítimas de tráfico humano.
Por isso, o Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data comemorativa ou comercial. É um dia de reflexão sobre os desafios e as conquistas das mulheres na sociedade atual. É um dia de reivindicar respeito, dignidade e igualdade de oportunidades para todas as mulheres.
Outras Notícias
Aviso de Dispensa de Licitação
Outubro Rosa
Mês das Crianças
As Redes da Câmara Estão de Volta!
Suspensão temporária dos canais oficias